Como fazer um roteiro

Ontem me deparei com essa questão em um grupo do qual faço parte no facebook e depois de ler a dúvida do colega eu parei para pensar no quanto sempre nos fazemos essa pergunta, principalmente quando vamos para um novo lugar.

Para fazer um roteiro bem elaborado você não precisa ser um expert, precisa apenas querer se informar e fazer com que o caminho escolhido tenha uma certa lógica.

Vou mostrar exatamente o que fiz na minha primeira viagem, de 42 dias pela Itália e França.

Responda algumas perguntas:

Quantos dias você vai ter?
Quais são os lugares que você sempre sonhou em conhecer? Dê destaque a esses destinos.
Quais são os lugares que acha que gostaria de conhecer?
Quanto você espera gastar?

Bom, a primeira parte está feita.

Agora vamos à logística:

-Trace sua rota:
Abra um mapa personalizado no Google Maps e comece colocando os pontos dos lugares dos seus sonhos, agora, de outra cor coloque os outros lugares.
Trace uma linha que seja lógica entre os caminhos, se seu aeroporto de chegada e partida é o mesmo tente fazer um círculo para que não tenha que atravessar o país duas vezes, ou se tiver, aproveite para fazer alguma para estratégica.

-Defina quantos dias você quer ficar em cada destino:
Essa é a hora de realizar o sonho, pense com carinho, não tente fazer as coisas correndo, você tem a vida inteira para conhecer o resto do mundo.
Use as cidades prediletas como ponto de parada, por exemplo, fiquei em Firenze 7 dias, dos quais fiz bate e volta em Maranello e Modena – Lucca e Pisa.
Use seu tempo com sabedoria!

– Defina os meios de transporte:
Entre nos sites das cias ferroviarias ou aeroportos e veja quanto tempo leva os seus trechos, não fique mais de 8 horas em um trem, se caso for necessário faça uma parada em alguma cidade do meio do caminho, você pode se surpreender.
Exemplo: Sai de Gênova com destino a Carcassonne na França, mas a viagem era extremamente longa, então fiz um pit stop em Nice e fiquei 2 noites, e digo, quero muito voltar para lá!
Não quer perder tempo? Pegue os trens noturnos e vá dormindo.

-Defina o tipo de lugar que vai se hospedar:
Procure sempre lugares com fácil acesso ao centro da cidade; seja por trem, ônibus ou bicicleta,  mas evite ficar no mesmo, por um simples fato, os arredores sempre são mais baratos e mais tranquilos.
Quer ficar no burburinho? Alugue um apartamento! Você vai ter a liberdade de se sentir um morador!

Coloque tudo em uma planilha, passo a passo, todas as reservas, todos os trens e preste atenção para não esquecer de nada.
Planilha é chato? É! Mas vai fazer com que você tenha um panorama geral da sua viagem.

Roteiro perfeito não existe, sempre vão ter surpresas boas e ruins, mas faz parte da experiência!

E se precisarem de ajuda estamos aqui para isso! 😀

 

Deixe um comentário